Saiba quem são os jogadores do Bahia que ainda possuem contrato para 2021
Tricolor possuí 22 atletas com contrato até o fim da temporada

Foto: Divulgação/EC Bahia
Enquanto luta para evitar a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia já começa a se movimentar para iniciar a temporada 2021. Por conta da pandemia, a Série A de 2020 será finalizada em fevereiro, dias antes do início do Campeonato Baiano. Com o calendário apertado, a diretoria reativou o elenco de aspirantes, promoveu atletas do sub-20 e contratou destaques de equipes que estão em divisões inferiores. Além da formação do elenco sub-23, o Bahia também precisará encorpar o grupo profissional, que fracassou em 2020.
O Tricolor iniciou o último ano com sonhos ambiciosos, entre eles a conquista de uma vaga para disputar a Copa Libertadores. Porém, o time acumulou decepções na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Sul-Americana e Série A. A única campanha de sucesso a do estadual, com a conquista do título, apesar das atuações ruins nas finais. Para compor o elenco 2021, a diretoria tricolor contará com uma base, já que 22 jogadores possuem contrato, pelo menos, até dezembro.
Entre os assegurados para a próxima temporada estão o atacante Gilberto, o meia Ramírez e o volante Gregore. Juninho Capixaba, Lucas Fonseca e Ramon, que renovaram vínculo recentemente, também permanecem. Apesar de já existir uma base, alguns setores precisam de reforços de forma urgente. Douglas Friedrich é o único goleiro do grupo principal com contrato de longo prazo. A defesa, com desempenho reprovado na Série A 2020, também demanda novas peças.
Enquanto a maior parte do elenco possui contrato para 2021, oito atletas estão com o vínculo perto do fim. O zagueiro Ernando, com 29 jogos na temporada, tem contrato até fevereiro. Outro que deve sair no próximo mês é o goleiro Anderson, que disputou 18 partidas, mas foi muito criticado pela torcida. Com vínculo até maio, o goleiro Mateus Claus permanece até o fim do Campeonato Baiano. Já o lateral-direito João Pedro renovou até o fim de junho.
Enquanto uns saem, outros voltam. Ignácio foi emprestado ao CSA para a disputa da Série B, se machucou e deve retornar. O defensor tem contrato até o fim de 2022. Os jovens Caio Mello e Mayk retornaram de empréstimo ao Joinville e já treinam com o grupo sub-23, que disputará o Campeonato Baiano. O elenco de aspirantes ainda deve contar com os reforços de Giovanni Itinga, que disputa a Série B pelo Figueirense, e Lepo, cedido ao Novorizontino, semifinalista da Série D.