Saiba tudo sobre a Black Friday 2020
Lista também dá dicas de como não cair em golpes

Foto: Reprodução/Techtudo
Marcada para acontecer no dia 27 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira do mês, a Black Friday 2020 promete ser ainda maior por causa do período de isolamento provocado pela Covid-19. Com o crescimento das vendas online, as expectativas para o evento deste ano são grandes.
A Black Friday ficou conhecida nos Estados Unidos, em meados dos anos 90, como um dia de descontos após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, a campanha de vendas foi importada em 2011 pelo portal Busca Descontos e era exclusiva para o e-commerce, mas se expandiu para o comércio físico.
As promoções costumam ser atrativas e, no Brasil, desde a chegada do evento, o mês de novembro experimenta altas nas vendas a cada ano de edição da Black Friday no país.
Apesar de ser marcada no dia 27 de novembro, no Brasil é comum que as lojas comecem suas campanhas e ofertem promoções e descontos logo no início do mês de novembro.
Produtos ofertados
Os produtos ofertados na Black Friday variam e incluem diversos setores e categorias. Desta forma, é possível encontrar promoções em itens de diversos segmentos. Os produtos mais procurados durante o evento são eletrônicos como TVs, smartphones e notebooks, financiamento de imóveis e carros, além de roupas, calçados, cosméticos, livros e supermercado.
Black Friday de Verdade
Esta é uma inciativa criada para identificar quais lojas se comprometeram a oferecer promoções e descontos de verdade aos consumidores. Os clientes podem votar se as ofertas oferecidas são verdadeiras ou enganosas e as lojas com promoções consideradas fraudulentas podem ser punidas.
Para verificar todas as lojas participantes, você pode acessar o link (blackfridaydeverdade.com.br/compromisso/lojas).
Compras com segurança
É importante sempre checar a procedência da loja antes de realizar qualquer tipo de compra online. O ideal é realizar uma pesquisa rápida no Google e olhar site como o Reclame Aqui, para verificar se a loja é confiável. O Procon também tem uma lista com sites possivelmente fraudulentos que valem a pena buscar a loja antes de finalizar a compra.
Também é recomendado não clicar em links recebidos pelas redes sociais, por mais que sejam enviados de pessoas confiáveis. Para conferir se o desconto é real, entre sempre no site oficial da marca e busque o produto em questão.
Pagamento com Pix
Em novembro já será possível realizar as compras por meio do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix. O usuário poderá ter o pagamento aprovado imediatamente e, assim, obter maior agilidade na entrega dos produtos.