Salários completam 1 ano sem aumento real em negociações, diz Salariômetro

Em média, os trabalhadores tiveram aumento apenas da reposição da inflação

Por Da Redação
Ás

Salários completam 1 ano sem aumento real em negociações, diz Salariômetro

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os salários dos trabalhadores estão há um ano sem aumento real (além da inflação) em negociações com patrões, segundo o Salariômetro, divulgado nesta quarta-feira (21), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A conclusão é feita com base em milhares de negociações de reajusta analisadas, que neste ano foram 11.788.

Em média, os trabalhadores tiveram aumento apenas da reposição da inflação entre a data-base de um ano e a do ano seguinte. 

Nas negociações com data-base em junho, o reajuste nominal foi de 7,1%, abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado para um período de 12 meses, que fechou em 8,9%. O INPC é o índice do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o novo boletim do Salariômetro, em junho, 41,9% dos reajustes concedidos ficaram abaixo da variação anual do INPC, 30,7% tiveram patamar igual e apenas 27,4% ficaram acima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário