Salvador abriga a 26ª Reunião de Ministérios Públicos do Mercosul a partir desta quarta-feira (21)
Temas de interesse comum dos países integrantes e associados ao bloco estão na pauta do evento, que segue até sexta-feira (23)

Foto: Reprodução
Acontece em Salvador, no Pestana Convento do Carmo, a 26ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM), que será realizada de quarta (21) a sexta-feira (23) . O evento reúne os procuradores-gerais dos países-membros do Mercosul e nações associadas ao grupo para fortalecer a cooperação jurídica e debater medidas de aprimoramento das instituições.
O objetivo do evento é compartilhar experiências e propor soluções para temas de interesse comum dos países integrantes e associados ao bloco, sobretudo nas áreas de combate à corrupção, lavagem de dinheiro, extradição e formação de Equipes Conjuntas de Investigação (ECIs).
Entre os temas que integram a pauta do encontro estão: tráfico de migrantes, direitos humanos, monitoramento da atividade policial, meios eficazes de investigação, lavagem de dinheiro, corrupção, cooperação em áreas de fronteira, crimes cibernéticos e narcotráfico.
Participarão representantes dos Ministérios Públicos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Os dois primeiros dias de evento serão reservados a trabalhos técnicos das delegações. No último dia, sexta-feira (23), os procuradores-gerais dos países participantes vão se reunir para debater medidas de combate à lavagem de dinheiro, o devido processo legal na entrega de estrangeiros e o mandado do Mercosul de captura.


