Salvador despenca 31 posições em índice de Educação, entre 2024 e 2025
Ranking avaliou 418 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes

Foto: Reprodução
A cidade de Salvador amargou a terceira pior colocação do Brasil em qualidade de educação no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP-Brasil).
O ranking avaliou 418 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, segundo a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2024,a capital baiana ocupou a posição 312ª no ranking na categoria de qualidade da educação, em 2025 passou a figurar na 343ª. A cidade ficou entre as três últimas colocações, junto com Macapá e Natal. Já no ranking geral, ocupou a 123ª posição, uma melhora em relação ao na de 2024, em que estava 188º lugar.
A pesquisa é constituída por 13 pilares que medem a capacidade de gestão pública e o impacto das políticas públicas na vida da população.
De acordo com o CLP a proposta do levantamento tem o objetivo de "alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local".



