• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Salvador inicia vacinação de gestantes contra vírus que provoca bronquiolite e pneumonia

Salvador inicia vacinação de gestantes contra vírus que provoca bronquiolite e pneumonia

Campanha chega com 3 mil doses e busca proteger recém-nascidos nos primeiros meses de vida

Por Da Redação
Às

Atualizado
Salvador inicia vacinação de gestantes contra vírus que provoca bronquiolite e pneumonia

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador começa, nesta sexta-feira (5), a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca bronquiolite e pneumonia, em gestantes. O município recebeu 3 mil doses, que foram enviadas para todas as salas de vacinação da rede municipal.

Podem receber o imunizante as gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade materna. A aplicação é feita em dose única a cada gestação. A estratégia tem como objetivo reforçar a proteção dos bebês logo após o nascimento, período em que são mais vulneráveis às formas graves da doença.

Dados de eficácia indicam que a vacina reduz em 81,8% os casos respiratórios graves causados pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida. A proteção é transferida pela placenta, o que contribui para diminuir internações e complicações logo nos primeiros meses.

A coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, destacou a relevância da campanha. “A imunização das gestantes permite que o bebê já nasça protegido, reduzindo significativamente o risco de infecções graves, internações e até óbitos. Esperamos ver, nos próximos meses, o impacto positivo desta vacina na redução de casos e hospitalizações”, afirmou.

De acordo com a pasta, a iniciativa reforça o compromisso municipal com o cuidado integral das gestantes e a proteção dos recém-nascidos, com a expectativa de reduzir hospitalizações e assegurar um início de vida mais seguro para as crianças de Salvador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.