Salvador tem quantidade de deslizamentos superior ao ano passado

Informação foi divulgada pela Codesal

Por Gabriel Rezende
Às

Salvador tem quantidade de deslizamentos superior ao ano passado

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

As chuvas fortes vem ocasionando cada vez mais tragédias em Salvador. Graças aos fortes temporais, muitas famílias que possuem residências em áreas de risco, são abaladas pelo trânsito congestionado, calçadas alagadas, bueiros entupidos e principalmente pelos deslizamentos de terra, cada vez mais frequentes na capital baiana.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), já foram registrados mais de 1000 casos este ano. Os locais onde ocorrem as maiores ocorrências na capital baiana são nos bairros da Liberdade e São Caetano. Se comparado ao ano passado, por volta do mesmo período, houve um aumento de 262 deslizamentos, aproximadamente 35% incidentes. Em estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2010 e divulgado em 2018, Salvador foi apontado como a cidade que tem mais moradores vivendo em áreas com risco de desabamento e alagamento no Brasil. O estudo afirma que dos 2.675.656 milhões de moradores do município, cerca de 1.217.527 milhão viviam em locais propícios aos desastres. Praticamente metade da população. 

De acordo com o engenheiro civil Elvio Magalhães, os engenheiros devem se atentar a vários fatores antes de conceder a licença para que o local possa estar habitável. "Antes de mais nada é importante frisar que nós engenheiros assumimos tecnicamente e legalmente ao emitir relatórios técnicos. Ao se analisar áreas tais como encostas, o engenheiro civil especialista em solos atenta-se a diversos sinais estando entre eles, fendas, depressões, rachaduras ou fissuras em resistências próximas, inclinações de árvores e postes", disse.

Elvio ainda destaca que a negligência na construção de determinadas residências pode ocasionar severas punições. "Se eu for engenheiro responsável na construção de um prédio e este prédio cair, sendo comprovado que apliquei práticas construtivas equivocadas, muito provavelmente terei meu registro junto ao CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) cassado e responderei criminalmente por isso", afirma.

Uma das causas que ocasionam os deslizamentos é construção de casas em áreas que existiam vegetação natural e, com isso, o peso torna a massa de solo menos resistente, sendo mais suscetível a chance de ocorrer algum deslizamento na região. 

O caso mais recente, registrado na noite do último sábado (27), algumas casas sofreram deslizamento, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. A Codesal tem plantão de 24h de funcionamento e atende solicitações através do telefone gratuito 199.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.