• Home/
  • Notícias/
  • Carnaval /
  • Salvador recebe certificado do Guinness World Records por maior coleta de recicláveis em festa de rua

Salvador recebe certificado do Guinness World Records por maior coleta de recicláveis em festa de rua

Durante o Carnaval 2026 foram retirados do meio ambiente 83.053,3 quilos de resíduos recicláveis

Por Da Redação
Às

 Salvador recebe certificado do Guinness World Records por maior coleta de recicláveis em festa de rua

Foto: Divulgação

Salvador recebeu na tarde desta terça-feira (17) o certificado do Guinness World Records pelo recorde de maior volume de materiais recicláveis coletados em uma festa de rua. A entrega ocorreu entre a partir das 14h, no Campo Grande, em frente aos camarotes oficiais, com a presença do prefeito Bruno Reis e de representantes das cooperativas participantes da ação.

Durante o Carnaval 2026, os catadores e catadoras autônomos e cooperativados, por meio dos projetos Ecofolia Solidária, Carnaval COOPREDE, Carnaval Solidário Salvador e Coleta Seletiva Solidária no Carnaval de Salvador, retiraram do meio ambiente 83.053,3 quilos de resíduos recicláveis - entre latas de alumínio, garrafas PET e embalagens plásticas - que foram desviados do aterro sanitário e destinados à reciclagem.

Esses materiais foram coletados entre os dias 12 e 16 de e encaminhados para as Centrais de Apoio ao Catador (a), do Politeama e da Ladeira da Montanha, no Circuito Osmar, da Barra (Circuito Dodô) e nos bairros de Paripe e Periperi, onde passaram por triagem e foram comercializados a preço justo, garantindo renda e valorização aos catadores.

As ações reúnem cerca de 10 cooperativas que trabalham em parceria com o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o Fórum Estadual de Lixo e Cidadania da Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além da Ambev.

“A entrega do certificado do Guinness Book é resultado total do trabalho desenvolvido pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e cooperativados, através dos projetos executados pelas cooperativas (Camapet, Cooperes, Cooperguary, Cooperbrava, Caec, Cooperlix, Cooperbarir, Crun, Coocreja, Coopcicla), junto com o CAMA e com apoio das instituições públicas e privadas. Pois esses profissionais desempenham um papel fundamental para o funcionamento da maior festa de rua do planeta, o Carnaval de Salvador", ratifica Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, ao destacar a importância do trabalho dos catadores e catadoras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.