• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador sobe cinco posições em ranking de competitividade no Brasil, diz ICM

Salvador sobe cinco posições em ranking de competitividade no Brasil, diz ICM

Cidade aparece em 19º lugar na classificação geral

Por Da Redação
Às

Salvador sobe cinco posições em ranking de competitividade no Brasil, diz ICM

Foto: Reprodução/Twitter

Após subir cinco posições, a capital baiana apareceu entre as 20 cidades mais competitivas do Brasil, conforme o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), realizado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Economia. A cidade atingiu o 19º lugar na classificação geral, ficando à frente de Belém (PA), Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Campo Grande (MS).

O levantamento, divulgado na última semana, analisou 119 municípios do Brasil, entre capitais, cidades com mais de 250 mil habitantes e voluntárias, e destacou os melhores locais para se investir. 

Chegando a 543,9 pontos, Salvador se saiu bem nas áreas: Construindo no Município (4ª posição), que avalia a regulação e os processos municipais para novas construções, obras de manutenção e reformas de edificações já construídas; Empreendendo no Município (9ª), focada na abertura e no tratamento econômico dos estabelecimentos, como integração à Redesim e transparência; e Infraestrutura do Município (9ª), que observa questões sobre a infraestrutura e logística municipal e questões sobre o uso eficiente do solo e recursos naturais.

De acordo com a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, o resultado é fruto do trabalho de desburocratização e modernização de processos, como a análise sobre os critérios de classificação de risco de diversas atividades econômicas e a adesão à Redesim.

“As ações realizadas ao longo dos últimos dois anos já estão rendendo ótimos frutos. Queremos seguir modernizando e desburocratizando processos para fomentar o ambiente de negócios e ampliar as condições de desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida do soteropolitano”, afirma.

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedur), João Xavier, ressaltou que a aplicação de ferramentas inovadoras têm facilitado o licenciamento de imóveis residenciais na cidade.

“A Prefeitura vem investindo nos sistemas de tecnologia para os licenciamentos de obras na capital baiana, inclusive, com o uso da ferramenta BIM, que permite o licenciamento de empreendimentos residenciais de forma mais rápida e eficiente. A iniciativa reduz a burocracia e garante a segurança jurídica nas instalações das empresas no município”, pontuou Xavier.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.