Salvador vive um ‘descontrole epidemiológico', diz secretário de Saúde

Fator RT está em 1,1 e preocupa secretário

Por Ane Catarine Lima
Às

Salvador vive um ‘descontrole epidemiológico', diz secretário de Saúde

Foto: Reprodução/Gov-BA

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse nesta sexta-feira (7), durante coletiva no bairro de Canabrava, que o aumento de casos do novo novo coronavírus na capital baiana é preocupante. Na ocasião, ele afirmou que a cidade vive um “descontrole epidemiológico”. “O fator RT já saiu de controle. Nós já estamos em uma fase de descontrole epidemiológico. Nós temos um RT já acima de 1”, disse Leo Prates. 

Segundo o secretário, esta é a primeira vez, depois de muito tempo de estabilidade, que o fator de retransmissão na cidade passa de 1. “O que que quer dizer? Que cada pessoa está transmitindo para mais de uma, então a doença está em aceleração. O número agora está em 1,1”, explicou. “Essa realidade é preocupante. Se  todo mundo tivesse com as três doses da vacina, eu acredito que o sistema de saúde ia aguentar”, concluiu Prates. 

O titular da SMS disse, ainda, que a cidade vacinou 533 mil pessoas com a terceira dose, mas 411 mil ainda não tomaram o reforço. “Quer dizer, quase metade não foi. Isso os especialistas chamam de buraco de vacina”, alertou Prates.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário