Samsung e Motorola dominam mercado brasileiro de celulares, mas Xiaomi ameaça

Levantamento mostra que a queda da Nokia abriu muito espaço para as outras companhias

Por Da Redação
Ás

Samsung e Motorola dominam mercado brasileiro de celulares, mas Xiaomi ameaça

Foto: Reprodução / Jack Skeens/Shutterstock

Já é possível notar o crescimento de nomes como o da Xiaomi no mercado brasileiro de celulares. Ainda assim, a sul-coreana Samsung detém quase metade da fatia do mercado de celulares no Brasil, tomando uma posição de destaque já ocupada pela Nokia em 2011.

Segundo o levantamento realizado de janeiro de 2011 a janeiro de 2021, com dados da Statcounter, podemos observar que a queda da Nokia abriu muito espaço para as outras companhias. Ao mesmo tempo, é observado o crescimento de marcas como a Motorola e, anos depois, a saída de grandes nomes como LG e Sony do mercado.

Comparando as três marcas líderes no mercado nacional em 2011 com 2021, a Nokia detinha o primeiro lugar (51,91%), a Samsung o segundo (25%) e a Sony o terceiro (10,8%). Em janeiro deste ano, a Samsung detinha o primeiro lugar (45,29%), a Motorola o segundo (21,58%) e a Apple o terceiro (13,42%).

No entanto, também deve ser observado os possíveis impactos da saída da LG do mercado de celulares. Desde o segundo semestre de 2015, o setor móvel da companhia sul-coreana registrou prejuízo operacional de US$ 4,1 bilhões. A LG, como forma de contenção de danos, passou a focar o seu negócio de dispositivos móveis em modelos intermediários, o que aconteceu com o lançamento do LG Velvet.

Em 2012, a companhia atingiu 11,08% da fatia de mercado nacional, que teve um pico de 16,84% em 2014. Já em dezembro de 2018, a LG voltou a figurar com menos de 10% de participação de mercado (9,85%). Com o ritmo de desaceleração, em janeiro de 2021 a marca detinha 6,55% da fatia nacional de celulares, e posteriormente anunciou o encerramento da operação.

Os dados da Statcounter, entretanto, divergem dos números registrados pela IDC no Brasil. Conforme a empresa de consultoria, a LG detinha 10% do market share brasileliro até 2020 e estava na terceira posição — espaço que agora será disputado pelas outras fabricantes. De acordo com o IDC Mobile Tracker, a Motorola vem em segundo com cerca de 26,6% da fatia de mercado nacional.

A briga pelo topo

A lacuna no mercado brasileiro, deixada pela saída da LG, agora, será disputada pelas outras marcas. Segundo a Statcounter, a Samsung, por exemplo, detém mais de 40% do mercado brasileiro de smartphones desde, pelo menos, dezembro de 2016. A Motorola, por sua vez, se mantém acima dos 20% (com uma breve oscilação em 2018 para 19%) desde dezembro de 2014, quando conquistou uma fatia maior do mercado.
 

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