Santander entra na Justiça contra recuperação judicial da Americanas

Banco requer informações que possam comprovar condutas irregulares de acionistas

[Santander entra na Justiça contra recuperação judicial da Americanas]

FOTO: Divulgação

Visando reaver os empréstimos feitos ao longo dos últimos anos, o banco Santander entrou na segunda-feira (23) com um pedido de anulação do processo de recuperação judicial da Americanas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O banco espanhol é o segundo maior credor financeiro da varejista. 

Em ação judicial, o Santander pede, primeiro, a suspensão das proteções que a varejista recebeu no processo de recuperação judicial, como o congelamento de pagamentos de financiamentos anteriores ao pedido e prazo de 180 dias para renegociar o passivo, que chega a R$ 43 bilhões. O banco quer também acesso a informações que possam comprovar eventuais condutas irregulares de diretores, presidente e até dos acionistas de referência, os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Com 31% das ações da Americanas, os bilionários foram os sócios majoritários da empresa até meados do ano passado.

Dentre as informações requeridas pelo Santander está a troca de mensagens entre executivos da Americanas e os sócios de peso. “[O pedido inclui] todas as correspondências, incluindo e-mails, cartas e/ou mensagens de WhatsApp, Telegram ou qualquer rede social, que os seus executivos e demais empregados da companhia tenham recebido ou trocado com os acionistas controladores nos últimos dez anos, a respeito das chamadas operações de risco sacado [os financiamentos para pagar fornecedores] e quaisquer outras relacionadas às ‘inconsistências contábeis'”, pedem os advogados representantes do Santander.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!