Santo millenial: Carlo Acutis é canonizado pela Igreja Católica

Conhecido como “padroeiro da internet”, jovem tem forte ligação com o Brasil, onde foi reconhecido o milagre que permitiu sua beatificação

Por Da Redação
Às

Atualizado
Santo millenial: Carlo Acutis é canonizado pela Igreja Católica

Foto: Reprodução

O beato Carlo Acutis, conhecido como o "padroeiro da internet", será canonizado pelo Papa Leão XIV neste domingo (7). Nascido em 3 de maio de 1991, o ítalo-britânico se tornará o primeiro santo "millennial" da Igreja Católica.

Carlo sempre demonstrou muito amor pelo catolicismo. Ainda adolescente, criou um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, a fim de aproximar e evangelizar outras pessoas por meio da internet.

Aos 15 anos, em 2006, o jovem foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia. Carlo então ofereceu seu sofrimento “pelo Papa e pela Igreja”. Ele morreu em 12 de outubro daquele ano. Durante o seu funeral, uma grande quantidade de pessoas em situação de rua compareceram ao local, causando o espanto de seus pais.

A canonização de Carlo estava marcada para o dia 27 de abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes, no entanto, a cerimônia foi adiada devido à morte do Papa Francisco.

Relação com o Brasil

Carlo acumula diversos fiéis no Brasil e sua relação com o país é bem forte. O jovem só foi beatificado pela Igreja Católica, em 10 de outubro de 2020, após ter um milagre atribuído à sua intercessão reconhecido.

O milagre aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 12 de outubro de 2010, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mateus Vianna, uma criança de três anos à época, que sofria de uma rara malformação no pâncreas e não conseguia se alimentar normalmente, foi curado sem explicação científica ao tocar uma relíquia de Carlo.

A primeira paróquia dedicada ao beato Carlo Acutis foi criada em solo brasileiro. Localizada no campus do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis atrai estudantes católicos de diversas regiões da cidade. Um fragmento do corpo de Carlo, doado por sua mãe, faz parte do acervo da paróquia.

Outra relíquia do beato se encontra na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande. Um agasalho do tipo pulôver azul-escuro, uma das peças de roupa mais conhecidas de Carlo, chegou na paróquia na última segunda-feira (1º) e está sendo exposto em uma redoma de vidro para os fiéis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário