Sarampo: apenas 8,33% das crianças menores de 5 anos estão vacinadas na Bahia
Os números absolutos dos percentuais não foram divulgados pela Sesab

Foto: Jefferson Peixoto/Secom
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou nesta sexta-feira (6), que a campanha de vacinação contra o sarampo imunizou 8,33% das crianças com idades de 6 meses a menos de 5 anos. Fora da campanha, a cobertura em primeira dose chega a 13,02% e a segunda em 8,58%. Os números absolutos dos percentuais não foram divulgados pela pasta.
A Vigilância Epidemiológica de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, notificou 11 casos suspeitos da doença e nove deles acabaram descartados. Os dois restantes ainda estão em investigação.
Quando se trata de Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que apenas 2% das crianças que são público-alvo da imunização foram vacinadas, um total de 3.150.
Além disso, foi alertado pelo órgão que pais e/ou responsáveis de mais de 206 mil crianças na faixa etária da campanha ainda não procuraram os postos, na capital. A campanha de imunização contra o sarampo foi iniciada no dia 4 de abril.
As doses estão disponíveis na capital em todas as 156 salas de imunização dos postos de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.
Doença
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por vias aéreas. Sintomas comuns e característicos da doença são manchas brancas na parte interna da bochecha e vermelhas na pele. O vírus pode atingir as vias respiratórias e até provocar infecções no encéfalo. No limite, pode provocar lesão cerebral e levar à morte.


