Sarampo avança em meio a pandemia da Covid e provoca mortes no Brasil por falta de vacinação

Pará, Rio de Janeiro e São Paulo lideram números de casos e mortes

[Sarampo avança em meio a pandemia da Covid e provoca mortes no Brasil por falta de vacinação]

FOTO: Reprodução/Shutterstock

Enquanto há grande expectativa sobre as vacinas que protegerão contra a Covid-19, a cobertura vacinal de outras enfermidades não atinge o mínimo necessário. Seis das sete mortes causadas pelo sarampo no Brasil em 2020 ocorreram em crianças com menos de 18 meses. A sétima vítima foi um homem de 34 anos. Nenhum deles tinha histórico de vacinação contra a doença. No ano passado, foram confirmados 8.419 casos de sarampo no país, até o dia 19 de dezembro, além de outras 371 em investigação. 

O estado do Pará concentra o maior número de casos confirmados, com 5.375 diagnósticos e 5 mortes. Ele é seguido por Rio de Janeiro, com 1.347 casos e uma morte; São Paulo, com 864 diagnósticos e uma morte; Paraná, com 377 casos; Amapá, 177 infectados; e Santa Catarina, com 110 diagnósticos. Outros 15 estados apresentaram menos de 100 casos de infecção pelo vírus do sarampo. 

A vacinação é a única forma de proteção contra a doença. No entanto, a cobertura vacinal não tem atingido a porcentagem mínima para garantir que o vírus não circule em território brasileiro. Desde 2017, a primeira e segunda doses da tríplice viral em crianças (que além do sarampo protege também contra caxumba e rubéola) não alcançou os 95% de cobertura, necessários para deixar a população protegida.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) um certificado de erradicação do sarampo. No entanto, o país perdeu este reconhecimento em 2019, após ocorrer um surto da doença por mais de um ano, com novos casos surgindo. Em 2018 o Brasil registrou 10.274 diagnósticos positivos da doença, com o surto ocorrendo no Amazonas e em Roraima. Naquele ano 12 pessoas morreram em decorrência da doença.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!