Saúde aponta queda de mais de dez mil transplantes no Brasil

Fila de espera para o procedimento tem 46,7 mil pessoas

[Saúde aponta queda de mais de dez mil transplantes no Brasil]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde registrou queda de 10.318 transplantes no país em relação ao anterior. Atualmente, existem 46.738 pessoas na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para o procedimento. 

De acordo com os dados, entre março e dezembro de 2020 foram realizados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), 13.042 transplantes em todo o Brasil, contra 23.360 procedimentos efetuados em 2019. Das mais de 46 mil pessoas no aguardo, 26.670 esperam na fila para transplante de rim.

Uma campanha nomeada de "Setembro Verde" conscientiza a população a cerca da redução dos transplantes e dos números de doadores em função da Covid-19. Além disso, de acordo com pesquisa publicada no jornal científico The Lancet Public Health, o número de transplantes realizados em todo o mundo caiu 31%.

O tipo que apresentou a maior queda em todo o mundo foi o transplante de rim com doadores vivos, que sofreu queda de 40% em todo o mundo. No geral, 22 países apresentaram redução de 16% nos últimos 12 meses. 

No Brasil, a queda no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 13%. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a maior causa do declínio foi o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão da Covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!