Saúde: nota que colocava hidroxicloroquina como segura e vacinas não será alterada
Texto publicado na última sexta (21) contrariava OMS e Anvisa

Foto: Reprodução/Twitter
De acordo com o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (25), a nota técnica que afirmava que as vacinas contra a Covid-19 não têm demonstração de segurança deverá ser alterada. Além disso, a tabela publicada na sexta-feira (21) também colocava a hidroxicloroquina como um medicamento seguro no combate da doença.
Em nova nota técnica, a tabela que trazia informações sobre a segurança e efetividade de medicamentos e vacinas foi retirada, segundo a Globo News. No entanto, o Ministério da Saúde afirma que a deliberação não será modificada.
Em nota publicada, a pasta afirma que vai publicar novamente a nota técnica para “promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19”.
Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde não acatou a contraindicação da cloroquina e hidroxicloroquina exposta pela Conitec, além de contrariar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao afirma que vacinas não têm demonstração de segurança.
No mesmo texto, a Saúde afirma que a hidroxicloroquina demonstrou segurança como uma tecnologia de saúde para a Covid-19, mesmo a OMS não recomendando oficialmente o uso para o tratamento ou prevenção do coronavírus.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que "em nenhum momento afirmou que o referido fármaco é seguro para tratamento da Covid-19, nem questionou a segurança das vacinas, que é atestada pela agência reguladora".
"A interpretação foi retirada erroneamente de uma manifestação de nota técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE). A secretaria informou que observada isoladamente não traduz o real contexto, explicitado no próprio texto. A interpretação de que ela afirma existência de evidências para o medicamento cloroquina e não existência de evidências para vacinas é errada e descontextualizada", seguiu em nota.
Confira a nota publicada nesta terça-feira na íntegra.
"O Ministério da Saúde informa que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) republicará a Nota Técnica que fundamenta a decisão acerca das diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da Covid-19, para, segundo a secretaria, promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19. A alteração será publicada em portaria no Diário oficial da União (DOU) e não modifica a deliberação já divulgada."