"Se a pessoa não tiver todos os cuidados pode pegar a covid, mesmo vacinada", alerta subsecretaria de Saúde

O governador da Bahia Rui Costa também advertiu os baianos sobre o número de leitos alto em todo o estado

[

A subsecretária da Secretaria da Saúde da Bahia, Tereza Paim, alertou a população, nesta terça-feira (23), durante o papo correria com o governador Rui Costa, sobre os cuidados para as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, segundo ela,  a pessoa pode ser infectada mesmo imunizada. "Se a pessoa não tiver todos os cuidados pode pegar a Covid, mesmo vacinada, mas o caso vai ser mais leve, a vacina vai impedir que ela seja morta ou internada em estado grave"

O gestor também advertiu os baianos sobre o número de leitos alto em todo o estado e disse que "muitos estão se reinfectando" com o vírus da Covid-19.

Pelo quinto dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou  o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia, em março.  915 pacientes adultos e pediátricos estão internados em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia.

"O vírus está contaminando de novo, as pessoas que já tiveram a doença", disse Rui ao descartar a possibilidade de ampliar os leitos. "não temos equipes suficientes para ampliar os leitos."

A Bahia tem cerca de 16 mil médicos, segundo o governo do estado. Muitos deles estariam trabalhando em dois lugares, o que leva a "exaustão". O previsto é que futuramente mais leitos sejam abertos. 

Cerca de 417 pessoas já foram vacinadas no estado na primeira dose, segundo o vacinômetro desta terça-feira (23) disponibilizada pelo governo do estado. A imunização começou na Bahia no dia 19 de janeiro.  


Comentários