"Se eu não for ao Poder Judiciário, eu não governo mais", diz Lula sobre recurso da derrubada do IOF
Declaração foi dada durante entrevista a Rede Bahia nesta quarta-feira (1º)

Foto: Reprodução/TV Bahia
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista a Rede Bahia na manhã desta quarta-feira (02), afirmou que o governo fez o correto em recorrer da derrubada da Câmara dos Deputados do decreto que aumentava do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Lula disse que poderia perder a governabilidade se não recorresse no Supremo Tribunal Federal (STF). "Se eu não for ao Poder Judiciário, eu não governo mais. Não estamos propondo aumento de imposto, estamos fazendo um ajuste tributário no país para que não possamos cortar dinheiro da saúde e educação".
O presidente ainda afirmou as pressões feitas por setores para que o decreto fosse derrubado. "Houve pressão das BETs, das Fintechs, não sei se houve pressão do sistema financeiro. O dado concreto é que interesse de poucos prevaleceu no Congresso", completou.
A decisão do governo Lula de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso elevou a tensão entre o Planalto e a oposição. Para o deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder oposicionista, o Brasil vive um cenário em que “o Congresso Nacional está em guerra contra o presidente Lula”.
LEIA TAMBÉM: Vídeo: Lula encaminha projeto ao Congresso para tornar 2 de julho feriado nacional