Secretário de Saúde anuncia abertura de cerca de 200 novos leitos para Covid-19 na Bahia nos próximos dias

A ideia é reforçar a rede de atendimentos e reduzir a taxa de ocupação

[Secretário de Saúde anuncia abertura de cerca de 200 novos leitos para Covid-19 na Bahia nos próximos dias]

FOTO: Reprodução / TV Bahia

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (6), que o estado ganhará, até a próxima semana, cerca de 200 novos leitos para tratamento de pessoas com coronavírus. A ideia é reforçar a rede de atendimentos para Covid-19 e reduzir a taxa de ocupação. Ele participou de entrevista ao Jornal da Manhã.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), dos 2.283 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.467 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 64%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 913 leitos exclusivos para o coronavírus, 725 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

“Excluímos os leitos pediátricos, que têm taxa de ocupação baixa, em torno de 30%, e puxava artificialmente a taxa de ocupação para abaixo de 80%. Estamos agora tratando dos leitos adultos. Essa taxa de ocupação na capital está acima de 80%, no interior abaixo de 70%. Iremos, ao longo dos próximos dias, abrir mais leitos em Salvador. A prefeitura e o governo deverão abrir em torno de 70 leitos ao longo desta e da próxima semana. No interior do estado vamos abrir, provavelmente na sexta-feira, mais 40 leitos no Clériston Andrade. Mais 60 ou 70 leitos em municípios do interior. Serão quase 200 novos leitos injetados no sistema”, afirmou.

“Isso deve fazer com que a taxa de ocupação de Salvador caia abaixo de 75%, por volta de 73%, posteriormente abaixo de 70%, preservando a taxa de crescimento atual, que está em torno de 2%”, complementou.

A taxa de ocupação é importante para o plano de retomada do comércio desenhado pelo governo do estado e prefeitura de Salvador. Segundo Vilas-Boas, o índice será utilizado como parâmetro para a adoção das fases da flexibilização. O projeto deverá ser detalhado pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!