Secretário de Saúde da Bahia prevê leitos de UTI lotados em junho se contaminação permanecer em 10%

Em 24h, Bahia registrou 128 novos casos da Covid-19

[Secretário de Saúde da Bahia prevê leitos de UTI lotados em junho se contaminação permanecer em 10%]

FOTO: Reprodução

De acordo com o secretário de Saúde do estado da Bahia, Fábio Villas-Boas, se a taxa de crescimento de infectados pela Covid-19 se manter em 10% e não demonstrar sinais de queda, os leitos UTI no estado vão lotar a partir do início do mês de junho. Entre o domingo (19) e segunda-feira (20), a Bahia registrou 128 novos casos do novo coronavírus.

“Os leitos serão sufi cientes na medida que consigamos manter o controle da taxa de progressão. Com a taxa de progressão em 10%, conseguiremos atravessar o mês de maio inteiro, mas entraremos em junho com o sistema esgotado. É por isso que é extremamente importante que a gente amplie a redução da taxa de progressão, dos atuais 10% a 9% para abaixo de 7% ou 8%”, disse o secretário.

A Bahia possui, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais de 1.370 casos confirmados de coronavírus. Do número total, 158 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI, enquanto 47 pessoas morreram. Segundo Fábio Vilas Boas, a Bahia conta hoje com aproximadamente 200 leitos disponíveis. Mais 800 serão abertos de acordo com a demanda de novos pacientes em estado grave.

“Hoje estamos com o número de leitos ofertados com taxa de ocupação de 54%. Lembrando que dos 825 leitos que vamos ofertar, estão abertos, em operação, menos de 200 leitos, em função da não necessidade de ativar, por enquanto, esses demais leitos”, pontuou.

Fábio Vilas Boas também destacou a importância do isolamento social e do uso de máscaras para reduzir a curva de propagação do coronavírus na Bahia.

“O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto vão trabalhar nesta semana com decretos para expandir a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes coletivos. Temos que fazer melhor o que estamos fazendo hoje. Não vamos reinventar a roda. Temos que lavar a mão, manter o isolamento social, ficar em casa e usar a máscara. Vamos bater esse martelo nessa tecla, para que as pessoas possam fazer isso cada vez mais e permitir que esses mil leitos abertos na Bahia, esse esforço enorme que o governo e as prefeituras vêm fazendo, possam permitir atravessar esses meses sem entrar em colapso no sistema. Temos 200 leitos disponíveis, amanhã mais 200 no Hospital Espanhol. E vamos abrindo, na medida que for necessário internar mais pacientes”, concluiu. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa]

A crise começou após a sua esposa, Begoña Gómez, tornar-se alvo de uma investigação por suposta corrupção e tráfico de influência

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!