Secretário do governo Trump classifica a China como autora de genocídio contra os uigures
A declaração foi dada nesta terça-feira (19), a poucas horas do fim mandato de Trump

Foto: Reprodução
De acordo com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, o governo de Donald Trump classificou a China como autora de um genocídio contra a humanidade pela forma como reprimiu os muçulmanos uigures na região de Xinjiang. "Após um exame cuidadoso dos fatos disponíveis, determinei que a República Popular da China, sob a direção e controle do Partido Comunista Chinês, cometeu genocídio contra os uigures predominantemente muçulmanos e outros grupos étnicos e religiosos minoritários em Xinjiang". A declaração foi dada nesta terça-feira (19), a poucas horas do fim mandato de Trump.
A Secretaria de Estado determinou que os chineses praticaram abusos desde março de 2017. A medida deverá prejudicar a relação entre as duas maiores economias do mundo.
A China construiu complexos em Xinjiang, no oeste do território, que ela descreve como "centros de treinamento vocacional" para erradicar o extremismo e dar às pessoas novas habilidades. Para outros países, como os EUA, são campos de concentração. Pequim nega as acusações de abuso.
A decisão dos EUA não implica automaticamente nenhuma penalidade, mas significa que os países terão que pensar se permitirão que as empresas façam negócios com fornecedores da região de Xinjiang, a principal produtora mundial de algodão.