Secretário especial de Fazenda diz ser possível prorrogar o auxílio emergencial para aos informais
Waldery Rodrigues Júnior não especificou por quanto tempo ou qual seria o novo valor

Foto: Reprodução
Em audiência na Comissão do Congresso Nacional que acompanha a atuação do governo na pandemia, o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, disse nesta quinta (28), ser possível prorrogar o auxílio emergencial para aos informais, mas com um valor menor do que os R$ 600 atuais. De toda forma, ele não especificou por quanto tempo ou qual seria o novo valor.
"Não cabe uma extensão muito prolongada nas nossas contas. Veremos uma maior efetividade e usaremos certamente o Bolsa Família, como o ministro [da Economia] Paulo Guedes já mencionou, como referência", adiantou.
Neste quinta, a Caixa Econômica Federal liberou novos lotes do auxílio, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, o benefício será pago a 2,5 milhões de trabalhadores, segundo o banco. Até agora, está prevista a liberação de três parcelas.
Uma alteração na lei que criou o auxílio emergencial prevê que os beneficiados que tiverem rendimentos tributáveis acima do limite de isenção do IR (imposto de renda) em 2021 terão que devolver o valor ao governo.
Pesquisa Datafolha
Um a cada três brasileiros que requisitou o auxílio do governo, ainda não recebeu o benefício, segundo levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta quinta (28). A pesquisa feita entre os dias 25 e 26 de maio, mostra que 43% dos brasileiros tentaram ter acesso a ele.