Sedur concede licença prévia para a implantação da linha 1 do teleférico do Subúrbio Ferroviário
A autorização tem validade de quatro anos, mas poderá ser renovado.

Foto: Projeto do Teleférico do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Créditos: Divulgação.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concedeu uma licença prévia ambiental unificada, com validade de quatro anos , autorizando a implantação da linha 1 do Teleférico do Subúrbio Ferroviário de Salvador pela Fundação Mário Leal Ferreira (FML). A liberação é renovável e fundamental para que o projeto saia do papel, mas não autoriza a modificação da vegetação nativa ou a construção de estruturas.
Parte do Projeto de Mobilidade de Salvador, a previsão é que o novo modal de transporte urbano da capital tenha 4,3 Km de extensão com 27 torres de sustentação e quatro estações, interligando a área da Av. Suburbana e bairros como de Campinas de Pirajá, Rio Sena, Pirajá e Praia Grande a estação de metrô de Campinas.
Cerca de 678 milhões já foram reservados pela Prefeitura de Salvador para construção do equipamento. O valor foi retirado do contrato de empréstimo de R$728 milhões assinado pela entidade em março junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O prefeito informou que a licitação deve acontecer este ano com o início das obras em 2026.
O sistema deve beneficiar mais de 700 mil pessoas, realizando o transporte de até 23 mil passageiros por dia.


