Segredos da lua são revelados em missão espacial da China
A descoberta da presença de uma olivina no lado oculto da lua pode confirmar uma antiga teoria

Foto: Reprodução | Twitter
Alguns dos segredos do lado oculto da lua foram desvendados pela missão chinesa Chang'e-4, primeira da historia a chegar ao lado mais afastado. A tarefa tem buscado explicações para a evolução e formação da lua, por meio de investigações no manto lunar.
Amostras coletadas na cratera Vón Kármán, situada dentro da Bacia do Polo Sul-Aitken, com 2.300 km de largura, revelaram que existem vestígios de olivina na maior e mais antiga cratera do lado oculto da lua.
A descoberta da presença da olivina, que é um dos principais componentes do manto terrestre, pode confirmar uma antiga teoria de que a formação da lua seja resultado de uma colisão entre a Terra com um corpo celeste. Os Minerais encontrados no local, porém, são distintos das amostras da superfície lunar.
A exploração do local e a retirada de materiais do solo continuarão seguem sendo realizadas pelo rover chamado Yutu-2. A expectativa é que em 2020 a China envie a sonda Chang'e 5 para que novas amostras sejam recolhidas e analisadas na Terra.


