Segunda edição de Black Friday brasileira começa na quinta (3)
Iniciativa tem apoio do governo federal e comemora retomada da economia

Foto: Agência Brasil
A segunda edição da “Semana Brasil”, uma espécie de Black Friday brasileira, começa nesta quinta-feira (3), e vai até 13 de setembro. O conceito da campanha publicitária, que começou a ser veiculada nesta segunda-feira (31), é “vamos em frente, com cuidado e confiança”. A medida tem o apoio do governo federal e é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, o evento "vai unir comércio e varejo para celebrar a retomada da economia" e "marca a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio" em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
De acordo com o Palácio do Planalto, no ano passado, com base nos dados da Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018. Já as vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3%, segundo levantamento da Cielo. Segundo o governo, em 2019, mais de 14 mil empresas participaram da “Semana Brasil”. Já os Indicadores do Banco Central e do IBGE mostram uma aceleração da atividade econômica do país no terceiro trimestre de 2019. Para especialistas, a realização da Semana Brasil foi um dos fatores que influenciaram o desempenho econômico no mês de setembro.