• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece neste sábado (12)

Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece neste sábado (12)

Baiano medalhista olímpico Edvaldo Valério participa de prova de longa distância

Por Da Redação
Ás

Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece neste sábado (12)

Foto: Willyam Nascimento / FBDA

A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, competição oficial organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos. acontece neste sábado (12), a partir das 13h. O evento acontece na paradisíaca praia de São Tomé de Paripe.

Ao todo, 540 atletas estão inscritos no evento, que se dividirão em 4 provas: Mirim (500m), Petiz (1km) Prova Rápida (1km) e Prova Principal (4km).

Além dos favoritos e campeões da 1ª etapa, Ronaldo Zambrano e Malu Cunha, o baiano medalhista olímpico Edvaldo Valério também estará presente na competição. Atleta de velocidade em toda sua carreira, ele volta a disputar uma prova de longa distância de águas abertas.

Atualmente, o atleta faz parte de um projeto que tem como objetivo realizar a famosa e tradicional Travessia Itaparica Salvador, em dezembro de 2022.

A ex-recordista e campeã mundial, Etiene Medeiros,  que nada pelo SESI de São Paulo, também estará presente e vai participar da prova rápida, de 1km.

Etiene foi a primeira mulher brasileira a ser campeã mundial de piscina, na prova de 50m costas em 2014, e atualmente nas provas de natação tem sido a melhor brasileira rankeada internacionalmente. A atleta também já disputou 3 olimpíadas, e visa sua quarta em Paris, em 2024.

Homenagem especial para as mulheres

Segundo a FBDA, uma série de ações voltadas para a mulher  deve acontecer no evento. “A gente tem preparado alguns mimos para as mulheres que vão participar da prova, mas além disso, queremos estimular a presença de mulheres no esporte, já que predominantemente o número de homens é sempre maior. A gente luta pela equidade dos gêneros, afinal de contas a nossa maior atleta referência nas águas abertas, a campeã olímpica e baiana Ana Marcela Cunha é uma mulher, então temos que usar a força dela como referência” comenta Diego Albuquerque, presidente da Federação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.