Segunda turma do STF concluirá nos próximos dias julgamento de Cabral

Ex-governador do Rio de Janeiro está em prisão preventiva desde 2016

[Segunda turma do STF concluirá nos próximos dias julgamento de Cabral]

FOTO: Agência Brasil

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal deve concluir nos próximos dias o julgamento que decidirá a manutenção ou a libertação do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, para cumprimento de pena em regime domiciliar. O político está desde 2016 em prisão preventiva. 

Com o julgamento retomado nessa sexta-feira (9), o ministro André Mendonça votou no plenário virtual contra a manutenção da prisão que, segundo ele, “não é razoável”. “Ante o longo período decorrido desde o decreto de prisão e a significativa mudança das circunstâncias de fato, nota-se a insubsistência dos fundamentos que justificaram a custódia”,  disse o ministro.

Em junho, o relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado a favor da manutenção da prisão, e, em outubro, após ter pedido de vista, o ministro Ricardo Lewandowski abriu a divergência e votou pelo fim da prisão. A modalidade virtual dos julgamentos não precisa de exposição oral dos ministros, mas apenas o voto acompanhando ou divergindo do relator. O placar até agora é 2 votos a 1 pela liberdade de Cabral. Ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!