Segunda Turma do STF retoma julgamento de suspeição de Moro nesta terça-feira (23)
Votação havia sido suspensa por conta de pedido de Nunes Marques para analisar o caso

Foto: Reprodução/Mercado e Consumo
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta terça-feira (23) o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá, que culminou na condenação do ex-presidente Lula. O ministro Nunes Marques, que havia pedido mais tempo para analisar o processo, devolveu o caso para julgamento na manhã de hoje.
O pedido para declarar a suspeição de Moro foi feito pela defesa de do ex-presidente. O julgamento foi suspenso no último dia 9, com um empate de 2 votos a 2. Os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia, que já votaram contra a suspeição de Moro, indicaram que devem fazer nova manifestação de voto. O julgamento da suspeição começou em 2018. Na ocasião, Mendes pediu mais tempo para análise.
A retomada, neste mês de março de 2021, foi motivada pela decisão do ministro Edson Fachin em relação às condenações de Lula. Fachin anulou duas condenações do ex-presidente pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava Jato. Para ele, a competência para julgar os casas não era da Justiça Federal de Curitiba. Ele determinou a remessa dos processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.


