• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Segundo EMA, risco de distúrbio mental está associado ao uso de cloroquina

Segundo EMA, risco de distúrbio mental está associado ao uso de cloroquina

Os medicamentos são empregados no tratamento de malária e lúpus, mas chegou a ser uma esperança contra a covid-19

Por Da Redação
Às

Segundo EMA, risco de distúrbio mental está associado ao uso de cloroquina

Foto: Getty Images

De acordo com a EMA, agência de medicamentos da União Europeia, o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina está associado ao risco de distúrbios psiquiátricos e comportamentos suicidas. A declaração foi dada na sexta-feira (27), em um comunicado divulgado pelo comitê de segurança do órgão, após uma revisão de todos os dados disponíveis sobre os remédios. 

Em comunicado, a Agência informou que "a revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a EMA ter sido informada pela Agência de Medicamentos da Espanha sobre seis casos de desordens psiquiátricas em pacientes com covid-19 que haviam recebido doses de hidroxicloroquina acima do autorizado". 

Os medicamentos são empregados no tratamento de malária e lúpus, mas chegou a ser uma esperança contra a covid-19, porém estudos científicos descartaram sua eficácia no combate à doença. 

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro defende o uso do medicamento para tratar pacientes com covid-19.  

A EMA não permite o uso da cloroquina e a hidroxicloroquina para tratar da covid-19 e ainda lembra que estudos clínicos de larga escala não mostraram "nenhum efeito benéfico" em sua utilização contra a doença. "Já se sabe que a cloroquina e a hidroxicloroquina, mesmo utilizadas em doses aprovadas para indicações autorizadas, podem causar um amplo espectro de transtornos psiquiátricos. Distúrbios psicóticos e comportamentos suicidas estão listados na bula de alguns medicamentos contendo cloroquina ou hidroxicloroquina como efeitos colaterais raros ou de frequência desconhecida". 

Ainda segundo a agência, foi confirmada a ocorrência de desordens psiquiátricas em pacientes com ou sem histórico de problemas mentais. A EMA também afirmou que os efeitos colaterais da hidroxicloroquina podem aparecer no primeiro mês de tratamento. Já para a cloroquina, não existem dados suficientes para estabelecer prazos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário