Homens sofreram mais com saúde mental do que física durante pandemia, diz estudo

Foram ouvidos 1.080 homens com idades entre 14 e mais de 66 anos, entre os dias 15 de julho e 21 de setembro

[Homens sofreram mais com saúde mental do que física durante pandemia, diz estudo]

FOTO:  iStock/Getty Images

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, os homens tiveram a saúde emocional mais abalada do que a saúde física durante a quarentena causada pela pandemia da covid-19. Os dados apontam que apenas 19% dos entrevistados se autoavaliam com boa saúde mental, enquanto 5% afirmaram ter questões envolvendo a saúde física. 

Noventa e seis por cento dos entrevistados declaram que vivem na quarentena com pelo menos um sentimento negativo: ansiedade, estresse, tristeza, desânimo ou dificuldade para relaxar. 

A pesquisa também apontou que 60% dos homens declararam ter ao menos um fator de risco ao agravamento da covid-19, e 15% apresentam a combinação de três ou mais fatores de risco.

Os hipertensos são os mais apresentam comorbidades: 81% têm outra condição de risco, em particular obesidade, diabete e idade acima dos 60 anos. 

O estudo ouviu 1.080 homens, de todas as regiões brasileiras e com idades entre 14 e mais de 66 anos, entre os dias 15 de julho e 21 de setembro. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a covid-19 é mais letal entre os homens pardos, com mais de 60 anos e que apresentam comorbidades. Nesse cenário, o Instituto decidiu investigar como o vírus e seus desdobramentos afetaram a saúde da população masculina. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!