Segundo Guedes, governo planeja fazer IPO do braço digital da Caixa

Banco foi responsável pela operacionalização do pagamento do auxílio emergencial

Por Da Redação
Às

Segundo Guedes, governo planeja fazer IPO do braço digital da Caixa

Foto: Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (20), ao participar de transmissão ao vivo com investidores, que o governo deve abrir o capital (IPO, da sigla em inglês) do braço digital da Caixa Econômica Federal “nos próximos seis meses”. A instituição financeira foi o responsável pela operacionalização do pagamento do auxílio emergencial, criado pelo governo federal. “O Brasil é uma democracia digital. Na pandemia digitalizamos 64 milhões de pessoas. Quanto vale um banco que tem 64 milhões de pessoas que foram bancarizadas pela primeira vez e serão leais pelo resto da vida? Estamos planejamento um IPO deste banco digital nos próximos seis meses”, disse Guedes.

A Caixa abriu milhões de contas bancárias para os beneficiários receberem os depósitos do auxílio, que foram feitos por meio do aplicativo Caixa Tem. O banco não tem um braço digital formalmente segregado das operações. Caso o governo decida abrir o capital apenas dessa parte, terá que fazer a cisão das operações. O banco suspendeu mais uma vez, em setembro, o IPO da Caixa Seguridade, que deve ocorrer somente no próximo ano. A área de cartões da instituição financeira também deve ter o capital aberto em 2021. Segundo informações de uma fonte do governo, o plano é fazer o IPO da Caixa Seguridade e do banco digital. A holding não terá o capital aberto, disse essa fonte.

Em relação a reforma tributária, Guedes disse aos investidores, durante o evento, que a carga tributária do Brasil não irá aumentar. Segundo ele, haverá apenas um remanejamento de tributos “inadequados”.

Amazônia

Durante a transmissão ao vivo, o ministro também foi questionado sobre o impacto da questão ambiental na entrada de investimentos no país. Segundo ele, o Brasil vem sendo "mal interpretado". “Nossa bandeira é verde e amarela, somos verdes, temos a matriz energética mais verde do mundo. Brinco com meus amigos americanos que, nos Estados Unidos, vocês erradicaram os índios por ouro. Agradecemos a preocupação de vocês, mas ninguém é tão generoso com a população nativa como nós", disse.

Guedes afirmou ainda que gostaria de transformar a Amazônia em um "paraíso de biodiversidade". “Vamos fazer políticas para preservar transformar a região. O que fazemos hoje subsidiar plantas fabris para povoar a floresta. Isso não está certo. É um grande erro, mas não podemos removê-los de lá’, disse o ministro.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário