Segundo levantamento realizado pelo IBGE, famílias brasileiras tem mais animais do que crianças

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Segundo levantamento realizado pelo IBGE, famílias brasileiras tem mais animais do que crianças

Foto: Arquivo

Em meio à pandemia da Covid-19, muitos brasileiros buscaram nos animais uma companhia enquanto passavam mais tempo em casa devido às medidas de combate ao coronavírus. Famílias multiespécie, que é o termo utilizado para famílias compostas por pessoas e animais de estimação, é uma nova realidade crescente no Brasil e já é considerado uma tendência global, segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2020 junto com o Instituto Pet Brasil. O Brasil já é considerado um dos países que mais cresce no mercado pet – o faturamento cresceu 17,8% em 2020. Isso representa uma série de mudanças comportamentais e culturais do país atrelado à importância do pet no dia a dia das pessoas. Psicólogos mostram a influência emocional da convivência com os animais em diferentes formas, por exemplo, como podem suprir a falta de um irmão para os filhos únicos ou em casos de separação conjugal, assim como o da expectativa de vida dos idosos.                                

Pesquisa publicada pela revista Science aponta que os cachorros amam seus donos com o mesmo amor do bebê por sua mãe e que essa troca de carinho e brincadeiras produz fortes doses de oxitocina, que é chamada de hormônio do amor.

“É estimulante não só para nós, mas para os pets também em muitos sentidos! É a retribuição de um amor mútuo em que simplesmente pelo fato de estarem juntos, cuidarem um do outro no carinho e dedicação do dia a dia, existe uma reação para além do físico, que mexe também com os sentimentos humanos e por consequência nossa saúde” afirma Fernanda Duran, médica veterinária da Mars Petcare.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.