/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Segundo paciente do mundo recebe transplante de coração de porco geneticamente modificado

Notícias
Saúde

Segundo paciente do mundo recebe transplante de coração de porco geneticamente modificado

Pesquisa médica avança no campo do xenotransplante para enfrentar a escassez crônica de doações

Por Da Redação
Segundo paciente do mundo recebe transplante de coração de porco geneticamente modificado
Foto: Pexels

Um marco na medicina foi alcançado na última semana, quando um homem de 58 anos se tornou apenas o segundo paciente no mundo a receber um coração de porco geneticamente modificado em um transplante. Esse avanço ocorre em meio a um cenário de escassez crônica de doações de órgãos humanos, onde mais de 100.000 pessoas aguardam por um doador apenas nos Estados Unidos.

Os transplantes de órgãos de animais em seres humanos, conhecidos como xenotransplantes, têm se mostrado uma esperança para muitos pacientes na lista de transplantes. Especialistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland conduziram tanto o primeiro procedimento, realizado no ano passado, quanto o mais recente.

Infelizmente, o paciente do primeiro transplante não sobreviveu devido a vários fatores, incluindo sua saúde debilitada antes da cirurgia. No entanto, o segundo transplante foi realizado com sucesso na última quarta-feira, 20, em Lawrence Faucette, um veterano da Marinha que enfrentava insuficiência cardíaca devido a uma doença vascular pré-existente e complicações hemorrágicas internas.

Faucette, pai de dois filhos, não poderia receber um coração humano devido às suas condições médicas. Ele considerou o xenotransplante sua "última esperança". Após o procedimento, Faucette estava respirando sem a ajuda de aparelhos, e seu novo coração funcionava sem assistência externa. Ele estava recebendo tratamentos convencionais de prevenção da rejeição, bem como uma nova terapia com anticorpos para proteger o órgão transplantado.

Os xenotransplantes enfrentam desafios devido à resposta do sistema imunológico do paciente ao órgão estranho. Para contornar esse problema, os cientistas têm recorrido ao uso de órgãos de porcos geneticamente modificados. Recentemente, rins de porcos modificados geneticamente foram transplantados com sucesso em pacientes em estado de morte cerebral, abrindo portas para novos horizontes na medicina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102