Segundo pesquisa, bancada bolsonarista têm melhor desempenho nas redes
Mesmo com bom desempenho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), caiu de posição

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
De acordo com o levantamento FSBinfluênciaCongresso, do Instituto FSB Pesquisa, em 2020, a bancada do PSL na Câmara teve o melhor desempenho no Facebook, Instagram e Twitter com quatro bolsonaristas: Eduardo Bolsonaro (SP), Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF) e Filipe Barros (PR).
Primeira colocada no ranking de 2019, Joice Hasselmann (SP) perdeu influência após romper com o clã Bolsonaro e agora está na 9ª posição, desbancada por Eduardo.
Mesmo com o bom desempenho de alguns aliados do presidente, o outro filho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), caiu de posição.
Flávio era o 6º mais influente em 2019, agora ocupa o 16º lugar. Ele e o petista Humberto Costa (PE) são os únicos senadores que aparecem entre os 20 primeiros colocados. Em 2020, Flávio foi denunciado pelo Ministério Público do Rio por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
Ao todo, em 2020 os parlamentares reuniram 158,36 milhões de seguidores, um aumento de 19% na comparação com o ano anterior. O Facebook concentra a maioria desses seguidores (51,4%), à frente do Instagram (29,7%) e Twitter (18,8%). Proporcionalmente, porém, a maior alta de seguidores se deu neste último, com crescimento de 40,1%.
O instituto analisou o grau de engajamento em todas as publicações dos parlamentares de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2020 e comparou com os resultados do mesmo período de 2019. Foram analisadas publicações feitas em páginas públicas no Facebook, no Instagram e no Twitter. As notas são atribuídas considerando número de seguidores, quantidade, alcance e engajamento das publicações nas diferentes redes.