Segundo pesquisa da CNI, produção industrial cresce pelo 5º mês consecutivo
Sondagem também aponta que em outubro as contratações no setor estão maiores pelo terceiro mês

Foto: Divulgação/Portal Brasil
De acordo com uma pesquisa industrial divulgada pela CNI, Confederação Nacional da Indústria, a atividade industrial cresceu pelo quinto mês consecutivo em outubro, atingindo 58,3 pontos. A sondagem foi divulgada hoje (19).
A pesquisa varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores superiores a 50 representam aumento da produção e do emprego em relação ao mês anterior. Segundo a pesquisa, as contratações no setor continuam crescendo pelo terceiro mês consecutivo, ao atingir 54,9 pontos.
Além disso, também houve crescimento na utilização da capacidade instalada média, pelo sexto mês consecutivo. O indicador ficou em 74% em outubro, dois pontos percentuais acima do registrado em setembro. Segundo a pesquisa, o dado foi maior do que o usual para outubro.
Mesmo com os índices de expectativas recuando neste mês de novembro, os empresários continuam otimistas para os próximos seis meses. Segundo a CNI, a queda desses indicadores pode ser por causa de uma acomodação após a rápida recuperação dos efeitos da pandemia. “Os índices permanecem em patamares elevados, não só da linha divisória de 50 pontos como de suas respectivas médias históricas”.
A Sondagem Industrial ouviu 1.870 empresas entre 3 e 12 de novembro deste ano. Dessas, 738 são pequenas, 647 médias e 485 grandes indústrias.