Sem adicional: Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em outubro
Reservatórios das hidroelétricas contam com bons níveis de água

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou, nesta terça-feira (4), que vai manter a bandeira tarifária verde em outubro, ou seja, sem cobrança adicional. No entanto, a expectativa para o próximo ano é de um aumento de cerca de 5% na energia elétrica.
O inverno deste ano foi de muita chuva, o que ajudou os reservatórios das hidroelétricas em grande parte do país. Isso significa que as condições de geração de energia elétrica estão boas e não há necessidade de que as usinas termoelétricas sejam acionadas.
De acordo com o Governo Federal, as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar para ter um consumo mais consciente. Para o mês de outubro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima um aumento de 3,9% na carga de energia elétrica e prevê que os subsistemas Sudeste e Centro-Oeste devem ter o maior volume de chuvas no período, o equivalente a 112% da média histórica do mês, o que pode fazer com que os lagos das hidroelétricas cheguem ao final do mês com 47,6% da capacidade.