Sem mudanças urgentes na política haverá recessão global, diz ONU
Documento aponta que crescimento cairá para 2,2% no próximo ano

Foto: IMF/Ernesto Benavides
O crescimento global cairá para 2,2% no próximo ano. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a previsão para este ano, é de um aumento de 2,5% na economia. Os dados são do Relatório Comércio e Desenvolvimento 2022, divulgado nesta segunda-feira, em Genebra, sede da Unctad.
A agência aponta que se não houver mudanças urgentes em políticas, o mundo poderá viver uma recessão global. Os movimentos da política monetária e fiscal nas economias avançadas podem causar não só uma recessão global, mas também estagnação prolongada levando a danos piores do que a crise financeira de 2008.
O documento aponta também que choques de oferta, queda nos índices de confiança do consumidor e de investidores além da guerra na Ucrânia provocaram uma desaceleração global e desencadearam pressões inflacionárias.
Além disso, medidas como o aumento da taxa de juros de bancos centrais pelo mundo devem levar a um corte ainda maior no crescimento. O relatório da Unctad indica que todas as regiões do mundo estão sendo afetadas por esse quadro, mas os países em desenvolvimento são os mais vulneráveis.
Cerca de 60% das nações de baixa renda estão em situação de sobre endividamento ou quase chegando a esse quadro. A agência da ONU afirma que as instituições financeiras internacionais precisam aumentar, urgentemente, a liquidez e estender a mais países o alívio da dívida real.


