• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Sem verba para adquirir novo supercomputador, Inpe opta comprar máquinas de menor porte

Sem verba para adquirir novo supercomputador, Inpe opta comprar máquinas de menor porte

Supercomputador é o principal equipamento responsável pela previsão do tempo

Por Da Redação
Ás

Sem verba para adquirir novo supercomputador, Inpe opta comprar máquinas de menor porte

Foto: Divulgação/ Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passa por dificuldades financeiras e, por esse motivo, não conseguirá comprar o novo supercomputador. Para tentar substituir o equipamento, que é o principal responsável pela previsão do tempo, a entidade planeja comprar dois computadores de menor porte.

Segundo o novo diretor do Inpe, Clezio de Nardin, o atual supercomputador ainda deve funcionar por mais um ano e a medida de compra de outros dois menores é provisória, até conseguir comprar um novo supercomputador.  

O Tupã opera desde 2010, quando foi comprado por US$ 23 milhões. Ele foi adquirido para o avanço na previsão do tempo e nas pesquisas e avanços nos modelos numéricos de previsão. 

Devido ao tempo, a máquina chegou a parar em 2017 e, de forma emergencial, o instituto conseguiu uma atualização que gerou mais uma "sobrevida" ao equipamento. No entanto, a máquina se aproxima do vencimento. 

A expectativa do novo diretor é de que a compra seja feita até o final do ano, para a troca em 2021. Mas, segundo ele, apesar de uma solicitação sobre o investimento, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) ainda não havia dado uma resposta sobre o assunto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário