Senado aprova PL que tipifica injúria racial como racismo

Criação do Selo Zumbi dos Palmares também foi aprovada

Por Da Redação
Às

Senado aprova PL que tipifica injúria racial como racismo

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou, na última quinta-feira (18), um projeto de lei que tipifica a injúria racial como racismo. A pena para o crime é de multa e prisão de dois a cinco anos.

O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. No Senado, a aprovação aconteceu durante uma sessão destinada à análise de propostas que debatam o enfrentamento ao racismo e a valorização da cultura negra, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro e Dia de Zumbi dos Palmares, que liderou o Quilombo dos Palmares.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido que, assim como o crime de racismo, a injúria racial também não prescreve. 

Já o autor da proposta no Senado, senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que a injúria racial não estaria plenamente equiparada aos crimes raciais definidos no Código Penal, mesmo com a lei.

"A população brasileira é composta por 56,2% de pretos e pardos, ou seja, 120 milhões de brasileiros. A grande maioria é pobre, todos nós sabemos. O racismo estrutural é uma realidade. Está no olhar, nos gestos, nas palavras, na violência, no ódio", afirmou.

Selo Zumbi dos Palmares

Na sessão desta quinta (18), também foi aprovada a criação do Selo Zumbi dos Palmares, para ser concedido aos municípios que adotarem políticas de combate ao racismo, anualmente.. A matéria vai segue para promulgação. 

"Nunca é demais lembrar que [o quilombo de] Palmares resistiu durante mais de 100 anos, consolidando-se como espaço de luta do povo negro. Muitos foram os ataques e as violências sofridas por aqueles que somente queriam viver bem. O local físico permanece, bem como sua ideia", afirmou a relatora da matéria, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Outra medida tomada foi o reconhecimento do Cais do Valongo, sítio arqueológico situado na região portuária do Rio de Janeiro, como Patrimônio da História e Cultura Afro-Brasileira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário