• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Senado inicia missão nos EUA para reforçar relações bilaterais em meio a tarifaço contra o Brasil

Senado inicia missão nos EUA para reforçar relações bilaterais em meio a tarifaço contra o Brasil

A missão teve início com um café da manhã de trabalho na residência da embaixadora Maria Luiza Viotti

Por Da Redação
Às

Atualizado
Senado inicia missão nos EUA para reforçar relações bilaterais em meio a tarifaço contra o Brasil

Foto: Flickr/ Nelson Trad

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD), lidera a missão oficial brasileira aos Estados Unidos, iniciada nesta segunda-feira (28) em Washington. A viagem busca fortalecer o diálogo bilateral em meio ao anúncio de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros pelo ex-presidente Donald Trump, em 9 de julho.

A agenda da delegação parlamentar busca fortalecer o diálogo diplomático e reafirmar o compromisso do Brasil com a cooperação estratégica com os EUA. A missão teve início com um café da manhã de trabalho na residência da embaixadora Maria Luiza Viotti, reunindo sete senadores, representantes do Itamaraty, diplomatas da embaixada brasileira e o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.

Durante o encontro, Viotti destacou que o diálogo bilateral foi retomado em março, com uma videoconferência entre o vice-presidente do Brasil e o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer. Segundo a embaixadora, o Brasil apresentou dados demonstrando que a média efetiva das tarifas brasileiras de importação é de apenas 2,7%, o que desmente a imagem de protecionismo que circulava em Washington.

Viotti classificou como “surpreendente” o anúncio das novas tarifas por parte de Trump e informou que há ações judiciais em curso nos EUA contra a medida. Uma delas, movida pela empresa Johana Foods, importadora de suco de laranja brasileiro, pede a suspensão imediata da tarifa e aguarda decisão até 1º de agosto. Outra ação, mais ampla, pode estabelecer um precedente judicial contra as sobretaxas.

“Foi com grande surpresa que recebemos a carta. O diálogo vinha fluindo, nossas considerações estavam sendo levadas em conta. Ainda assim, seguimos à disposição para dialogar”, afirmou.

O senador Nelsinho Trad afirmou que a missão parlamentar tem como objetivo abrir espaço para o diálogo político e institucional. “O Brasil quer construir, não confrontar. Estamos aqui para preservar uma relação de 200 anos que é sólida e mutuamente vantajosa”, disse.

Para o ex-diretor da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, o atual cenário representa uma oportunidade estratégica para o Brasil rever sua forma de se posicionar internacionalmente. “O que está acontecendo agora está forçando o governo, o empresariado e a sociedade brasileira a repensarem como fazer negócios e como se aproximar mais dos Estados Unidos. Não podemos desperdiçar essa mobilização”, afirmou. 

Azevêdo alertou ainda para os riscos de erros de percepção que frequentemente alimentam crises comerciais. “Noventa por cento das situações de crise das quais participei eram isso: percepção equivocada. Não podemos embarcar nisso de novo.”

Além de Trad, integram a missão os senadores Tereza Cristina (PP‑MS), Jaques Wagner (PT‑BA), Fernando Farias (MDB‑AL), Astronauta Marcos Pontes (PL‑SP), Esperidião Amin (PP‑SC), Rogério Carvalho (PT‑SE) e Carlos Viana (Podemos‑MG), além de assessores parlamentares, representantes da ApexBrasil e diplomatas brasileiros.

A programação segue até quarta-feira (30) e inclui reuniões com congressistas norte-americanos, empresários e representantes de instituições como o Brazil-U.S. Business Council e a Americas Society / Council of the Americas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário