Senador de Sergipe quer prorrogação do auxílio emergencial
PL foi apresentado nesta segunda-feira (14) por Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Foto: Agência Senado
Um Projeto de Lei nº 5495/2020 que estende o auxílio emergencial e prorroga o estado de calamidade pública até o dia 31 de março de 2021 foi apresentado nesta segunda-feira (14), pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE). Inicialmente, o pagamento do auxílio e o estado de calamidade encerram no 31 de dezembro desse ano.
O senador lembra que a pandemia não acabou e a vacinação em massa ainda pode demorar alguns meses. Ainda segundo Alessandro, “o fato é que por conta da inércia do governo federal, simplesmente não teremos um programa nacional de vacinação em execução antes de março. É preciso fazer essa ponte para manter o mínimo de estabilidade social até lá. A agenda social precisa ser revista, para abranger as milhões de famílias vulneráveis à pobreza que a pandemia evidenciou”.
No Projeto apresentado pelo Senador foram seguidos quase todos os pontos dados pelo Poder Executivo na edição da MP 1.000, que instituiu o auxílio emergencial residual para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19) .
Em março desse ano, o Senador Alessandro Vieira foi relator, no Senado, do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que garantiu o auxílio emergencial mensal de R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda. Na época, Alessandro destacou que o coronavírus precipitou a “maior crise sanitária dos últimos 100 anos”, o que traria reflexos econômicos sobre a vida da população. Dessa forma, o senador defendeu que o “o auxílio é essencial para evitar que, diante de uma situação de desespero, os trabalhadores deixem as suas casas e se exponham à doença para trazer comida para a sua família”.