• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Senadores propõem criação de liderança cristã com assento nas reuniões de líderes do Senado

Senadores propõem criação de liderança cristã com assento nas reuniões de líderes do Senado

Proposta de autoria de Marcos Pontes (PL-SP) prevê gabinete próprio

Por Da Redação
Às

Atualizado
Senadores propõem criação de liderança cristã com assento nas reuniões de líderes do Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um grupo de 13 senadores apresentou nesta sexta-feira (7) uma proposta para instituir a liderança cristã no Senado Federal. O texto garante à bancada formada por parlamentares católicos e evangélicos o direito de participar das reuniões de líderes responsáveis por definir a pauta de votações da Casa.

A proposta prevê que o líder cristão possa apresentar destaques durante a análise de projetos e tenha acesso a um gabinete com estrutura e equipe próprias. Essas prerrogativas são atualmente restritas a lideranças partidárias, blocos parlamentares, governo, maioria, minoria, oposição e Bancada Feminina.

O projeto é assinado pelo senador Marcos Pontes (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar Católica do Senado, e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Segundo Pontes, a medida representa o “reconhecimento de uma realidade política e social amplamente consolidada”.

“Assegurando que convicções morais partilhadas por grande parcela da população encontrem expressão legítima, organizada e transparente no processo legislativo”, afirmou o senador.

A criação da liderança cristã depende de aprovação do plenário do Senado. Se aprovada, a medida será promulgada e publicada no Diário Oficial do Senado.

A iniciativa segue modelo semelhante ao proposto na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro, os deputados aprovaram um pedido de urgência para votar projeto que cria a liderança cristã na Casa. O texto, no entanto, ainda não foi apreciado em plenário. Divergências entre grupos progressistas e conservadores levaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a declarar que a proposta só será votada após “amplo debate”.

Na Câmara, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), presidente da Frente Parlamentar Católica, afirmou que a criação da liderança abriria espaço para atuação coordenada em pautas de costume. O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, afirmou que o grupo pretende tratar de outros temas.

“Claro que nós, como bancada cristã, não vamos limitar só a essas pautas [de costume]. Estão na nossa essência, mas queremos também outros temas. Não dá para imaginarmos que um grupo parlamentar só vai cuidar desses temas. Temos que falar sobre economia, educação, saúde e assim por diante”, disse.

Nascimento disse esperar avanço da proposta após a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.