• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Senha do sistema de vigilância do Museu do Louvre era 'louvre', mostram relatórios

Senha do sistema de vigilância do Museu do Louvre era 'louvre', mostram relatórios

Relatórios também apontam que os problemas de segurança no Louvre se arrastam há pelo menos dez anos

Por FolhaPress
Às

Senha do sistema de vigilância do Museu do Louvre era 'louvre', mostram relatórios

Foto: PixNio

O roubo das joias de um dos museus mais importantes do mundo, o Louvre, na França, gerou enorme constrangimento ao sistema de segurança do local, segundo mostram documentos de auditoria interna obtidos pela imprensa internacional. A investigação concluiu que a senha mestra do sistema de vigilância era a palavra "louvre".

O relatório de segurança produzido pelo grupo CheckNews foi publicado no último sábado (1) pelo jornal Libération. Ele se tornou peça-chave na apuração do roubo, apontando que a política de senhas do museu estava completamente defasada.

Segundo especialistas ouvidos pela imprensa francesa, a utilização do nome da própria instituição como código de acesso não apenas burlou qualquer barreira mínima de proteção, mas também sugere uma falta de rigor institucional na proteção de obras como a Mona Lisa e a Vênus de Milo.

Relatórios apontam que os problemas de segurança no Louvre se arrastam há pelo menos dez anos. Um documento do Ministério da Cultura descreve um cenário de obsolescência generalizada: oito softwares essenciais para a segurança do museu estão sem atualização há anos.

Outro documento mostra ainda que o museu usava um servidor com sistema Windows Server 2003, descontinuado desde 2015.

A polícia francesa já prendeu sete suspeitos de participação no roubo das joias. As autoridades consideram que os criminosos eram amadores, e não especialistas.

"Não se trata exatamente de delinquência cotidiana, mas é um tipo de delinquência que geralmente não associamos aos escalões superiores do crime organizado", disse promotora de Paris, Laure Beccuau, à rádio Franceinfo.

Apesar das prisões, as joias ainda não foram recuperadas. Nas redes sociais, internautas mostram indignação com o sistema de segurança do Louvre e compartilham memes debochando do ocorrido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.