Serviço de hemodiálise é ampliado no sul do estado
Hospital São Lucas vai ser instalado em Itabuna

Foto: Divulgação
O sul do estado passará a contar com mais uma unidade de hemodiálise. A autorização para celebração de convênio para implantação do serviço, que funcionará no Hospital São Lucas, em Itabuna, foi assinada nesta sexta-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela secretaria da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante a inauguração da primeira etapa da requalificação do hospital.
O Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas contará com 53 poltronas para realização do procedimento. A abertura do novo serviço está em consonância com o Programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. Lançada em março pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a iniciativa já beneficiou 263 pacientes renais crônicos.
Com o programa, o Governo do Estado está fazendo um incremento de 25% no valor repassado às clínicas de hemodiálise. O valor por sessão de hemodiálise repassado pelo SUS às clínicas é de R$218,47. Com o incremento do Estado, o valor passa a ser de R$273,08. Há também um incentivo financeiro, com incremento de 25% no valor, para a confecção de fístula arterio-venosa para hemodiálise, que é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, aponta que o programa tem impacto direto na regulação. “Sem acesso regular a uma clínica de diálise, o paciente precisaria ficar internado em um hospital, ocupando um leito que poderia ser ofertado a Central Estadual de Regulação”, afirma a Secretária.
Atualmente, Itabuna só dispõe de um serviço de hemodiálise, que oferta 271 vagas, estando todas preenchidas.