• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Sesab apresenta orientações para vacinação de crianças contra Covid-19

Sesab apresenta orientações para vacinação de crianças contra Covid-19

Bahia espera imunizar 1,5 milhão de crianças

Por Da Redação
Às

Sesab apresenta orientações para vacinação de crianças contra Covid-19

Foto: Divulgação/Sesab

A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças, apresentou nesta sexta-feira (14), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Plano Operacional da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação da vacina da Pfizer contra o novo coronavírus em crianças de 5 a 11 anos.

Entre as recomendações da Anvisa está que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos. Além disso, o órgão recomenda que a sala de imunização seja exclusiva da vacina da Pfizer para crianças, não sendo aproveitada para a aplicação de outras vacinas. De acordo com a Anvisa, o imunizante não deve ser administrado de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.

A população estimada para receber o imunizante na Bahia é de aproximadamente 1,5 milhão. No estado, não será exigido o termo de autorização, recomendado pelo Ministério da Saúde para vacinação das crianças de 5 a 11 anos, quando a criança estiver acompanhada do pai, mãe ou responsável legal. “Só será necessário um mecanismo de comprovação, um documento, de que é o responsável”, explica a secretária da Saúde, Tereza Paim. 

No caso da ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada em termo de consentimento por escrito. Os pais ou responsáveis devem ser informados, antes da aplicação do imunizante, sobre os principais sintomas locais esperados, como dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, e sistêmicas, como febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia.

Frascos laranja

Os profissionais de saúde, antes de aplicar a vacina, devem mostrar ao responsável que acompanha a criança que se trata da vacina contra a Covid-19, frasco na cor laranja, cuja dose de 0,2ml, contendo 10 mcg da vacina contra a Covid-19, Comirnaty (Pfizer/Wyeth), específica para crianças entre 5 a 11 anos. As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com a dose pediátrica da vacina.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário