Sesab distribui 340 mil testes rápidos contra a Covid-19 aos municípios

Dispositivos serão distribuídos para 417 cidades

[Sesab distribui 340 mil testes rápidos contra a Covid-19 aos municípios]

FOTO: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), os 417 municípios da Bahia vão receber um reforço no combate a pandemia da Covid-19, por meio de 340 mil Testes Rápido de Antígeno (TR-Ag) para ampliar a identificação dos casos.

A Sesab aponta que a ação visa monitorar a situação epidemiológica e auxiliar os gestores na tomada de decisão sobre o avanço da pandemia.

Por meio dos nove Núcleos Regionais de Saúde os repasses do material será feito aos municípios, o maior sendo para a região Leste, que receberá 101.000 mil testes. Em seguida, a região Sul vai receber 47.500 unidades e a região Sudoeste, 41.500.

“Já estávamos recomendando a testagem massiva durante toda a pandemia, com esse aumento no número de casos ativos, o cuidado precisa ser redobrado. Agora, o rastreamento será ainda maior. A população precisa continuar colaborando para que a gente possa vencer essa batalha. Os números deixam claro que a pandemia ainda não acabou”, destaca a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, a ação deve ajudar no monitoramento da situação epidemiológica do estado.

“A gente vai começar a testar para que possamos direcionar a gestão na tomada de decisões. Hoje, nós estamos distribuindo 340 mil testes e a previsão do Ministério é de enviar um novo quantitativo”, explica. 

Além disso, ela cita que um público-alvo deve ser definido, com foco em sintomáticos com suspeita da doença. 

“O objetivo é fazer um diagnóstico assistencial. Primeiro vai se testar os indivíduos sintomáticos com suspeita de Covid-19. Serve também para uma busca ativa, um rastreamento e monitoramento de indivíduos que estão com sintomas ou não e para aqueles contatos de casos suspeitos ou confirmados. Se teve contato com um suspeito de Covid, essa pessoa é testada. E essa ação também tem como objetivo realizar uma triagem para qualquer indivíduo assintomático ou sintomático, independente do estado vacinal ou idade e os trabalhadores da saúde também”, conclui. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Eric Land lança clipe do hit

A música que já é sucesso na web, ganhou vídeo clipe lançado nesta sexta-feira (28)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!