Sete das principais causas de morte em 2022 no Brasil poderiam ser evitadas, aponta especialista
Hábitos de vida mais saudáveis são fundamentais para aumentar a qualidade e expectativa de vida

Foto: Freepik
Sete das dez principais causas de morte em 2022 eram preveníveis, afirma a médica Patricya Tavares. Segundo a especialista, adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a abstinência do tabagismo e a atenção à alimentação, são medidas cruciais na prevenção da maioria dessas doenças.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, A Covid-19 e as doenças cardíacas e pulmonares estão entre as maiores causas de morte no Brasil em 2022. Já a doença que mais matou foi o infarto agudo do miocárdio. Confira a lista abaixo.
Doenças que mais mataram em 2022:
1º lugar: Infarto agudo do miocárdio;
2º lugar: Covid-19;
3º lugar: Pneumonia por microorganismos;
4º lugar: Diabetes mellitus;
5º lugar: Causas mal definidas;
6º lugar: Outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas;
7º lugar: Hipertensão;
8º lugar: Acidente Vascular Cerebral (AVC);
9º lugar: Insuficiência cardíaca;
10º lugar: Câncer de pulmão;
No que se refere à pneumonia, a médica esclarece que a enfermidade surge como resultado imediato ou subsequente a uma infecção viral, representando um risco significativo, sobretudo para os idosos. Ela destaca que a forma mais letal de pneumonia é aquela causada pelo pneumococo, e ressalta a existência de uma vacina específica, recomendada especialmente para indivíduos com mais de 70 anos.
Quanto à hipertensão e diabetes, são patologias "silenciosas" que contribuem para o aumento da letalidade de outras enfermidades. A profissional de saúde enfatiza a importância de toda a população estar atenta aos diagnósticos e seguir tratamentos com cuidado.