Sete últimos anos foram os mais quentes já registrados, diz órgão global de meteorologia
Os dados fazem parte de uma versão preliminar do relatório "State of The Global Climate 2021"

Foto: Reprodução
As médias globais de temperatura da superfície da terra mostram que, apesar da influência do efeito La Niña, que resfria as águas do pacífico, o ano de 2021 pode se tornar o quinto mais quente já registrado na história. De acordo com um novo levantamento da Organização Meteorológica Mundial (OMM), se o resultado for consumado, os sete últimos anos serão os mais quentes já registrados na história.
Os dados fazem parte de uma versão preliminar do relatório "State of The Global Climate 2021", que antecipadamente a entidade divulgou para ajudar a pautar discussões na COP-26, a conferência do clima de Glasgow que começou no domingo.
No documento contém uma série de dados analisados por cientistas e centros meteorológicos e oceanográficos de todo o planeta resumindo o estado atual do planeta sob efeito da mudança climática.
Á OMM, o panorama diz que está alinhado com o que vinha sendo previsto pelo IPCC, o painel de cientistas do clima da ONU, para as consequências do aquecimento global impulsionado pela concentração de gases de efeito estufa no planeta.
"A temperatura média global em 2021, de janeiro a setembro, esteve cerca de 1,08°C acima da média pré-industrial de 1850 a 1900 e o ano deve ser o quinto, sexto ou sétimo mais quente já registrado", afirmou o relatório, dizendo que os últimos três meses ainda não estão na análise.
"O ano de 2021 é mais frio do que outros anos recentes por causa da influência de um La Niña moderado no começo do ano", afirmaram os autores do trabalho, que destacaram que este período foi muito quente para um ano que registrou esse fenômeno, que se contrapõe ao El Niño, o aquecimento das águas de superfície do Pacífico.
"O último La Niña significativo foi em 2011. O ano de 2021 é algo entre 0,18°C ou 0,26°C mais quente que 2011", completam. O recorde de ano mais quente da história ainda está com 2016.