Setor audiovisual lança federação e divulga estudo em busca de políticas públicas
Impacto econômico do setor gerou R$ 70,2 bilhões para o PIB em 2024

Foto: Arquivo/Agência Brasília
O setor audiovisual brasileiro conseguiu, nesta segunda-feira (6), um reforço para conseguir a adoção de políticas públicas. Além da criação da Federação do Comércio e Indústria do Audiovisual (Fica), a divulgação do estudo inédito da Oxford Economics, "A contribuição econômica da indústria audiovisual no Brasil em 2024", encomendado pela Motion Picture Association (MPA), traz números que reforçam a importância do setor para a economia do país.
O levantamento estimou que o impacto econômico total do setor audiovisual em 2024 gerou R$ 70,2 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de 608.970 empregos diretos e indiretos, o equivalente a 0,6% do PIB do país.
Apresentado no RioMarket, principal evento sobre negócios e debates do audiovisual na América Latina, realizado em paralelo ao Festival de Cinema do Rio, o relatório apontou também que, em relação a outras indústrias, o setor registrou o mesmo total de empregos diretos (121.840) que a indústria de fabricação de produtos farmacêuticos e teve número maior que a força de trabalho da indústria automotiva.
Além da contribuição econômica na produção e distribuição de filmes e TV, nas exibições no cinema e em vídeos sob demanda, o setor audiovisual gera impactos no turismo e na promoção do Brasil por meio da exportação audiovisual.
Apenas na atividade direta, o setor audiovisual gerou R$ 31,6 bilhões do PIB, cerca de 12% do setor de serviços públicos do Brasil. Além disso, registrou remuneração média mensal de R$ 6.800, 84% superior à remuneração média do país.
O estudo também aponta que o setor gerou pagamentos significativos de impostos para o governo brasileiro.